24 março 2008

PING PONG, UMA MODALIDADE SIMILAR,
MAS DIFERENCIADA DO TENIS DE MESA

Muitos esportes são “similares”, sendo que estes, por vezes, uns são reconhecidos por fazerem parte de jogos olímpicos e outros não.

Tomemos por exemplo o futebol de salão, que é uma modalidade diferenciada do futebol de campo. O futebol de campo sempre foi reconhecido em olimpíadas, no entanto, em face do grande número de jogadores que “gostam” e “optam” por jogar futebol de salão (futsal), esse esporte hoje, já está sendo reconhecido como modalidade olímpica.

Temos ainda o squach e o tênis de campo, que também são esporte similares, sendo que um é reconhecido (tênis de campo) e o outro não (squach), o que no entanto, não significa dizer que não exista inúmeros adeptos do jogo de squash.

Assim, como modalidade diferenciada, mas similar, temos também o vôlei de quadra, o vôlei de areia e o pólo aquático.

Se fizermos um esforço, vamos encontrar inúmeras modalidades que possuem características iguais, mas, formas de jogo diferentes, com regras próprias, e, principalmente, COM ADEPTOS diferentes.

COM RELAÇÃO AO PING PONG E O TENIS DE MESA, NÃO É DIFERENTE.

Existem jogadores de ping pong, que jogam com raquetes de madeira, sendo que as regras diferem das regras do jogo de tênis de mesa, que por sua vez, é disputado com raquetes encapadas com borracha.

Os jogadores de ping pong, “por nada” trocam a sua forma de jogar. Assim como também ocorre o inverso, quando se indaga um jogador de tênis de mesa.

No entanto, o respeito mútuo a essas modalidades distintas se faz necessário.

Existe hoje a Federação Paulista de Ping Pong, assim como também temos a Federação Gaúcha de Ping Pong, e por óbvio, também existe a Federação Paulista de tênis de mesa como também a Federação Gaúcha de tênis de mesa.

Contudo, as regras, a forma de disputa dos pontos, e por conseguinte os campeonatos que existem atualmente são totalmente diferentes.

Ainda quanto ao ping pong, cabe aqui explicar, que não se trata de “uma modalidade recreativa” como entendem alguns, posto que esse tipo de jogo diferenciado, já é disputado a mais de 30 anos em alguns Estados, em locais próprios e com regras totalmente diferentes do tênis de mesa como já esclarecido. Trata-se de “apaixonados” por essa modalidade, que não a trocam pela prática do tênis de mesa tal qual é disputado nos dias atuais.

Portanto, considerando o fato INEVITÁVEL de que existem INÚMEROS JOGADORES DE PING PONG, estes não podem ser simplesmente “menosprezados” e ou desconsiderados.

Se temos as Federações devidamente constituídas, é porque os jogadores dessa modalidade fizeram por merecer, de modo que o respeito e mesmo o reconhecimento de todos, inclusive, dos mesas tenistas, se faz necessário para o bem do esporte de um modo geral.

BREVE HISTÓRIA DO TENIS DE MESA NO MUNDO:

Segundo pesquisas efetuadas na internet, a informação é no sentido de que o “tênis de mesa” surgiu na segunda metade do século XIX, na Inglaterra, período em que esse esporte possuía vários nomes.

Ao ouvir o barulho das bolinhas batendo em raquetes ocas, James Gibb, um maratonista aposentado, associou o barulho à palavra "ping-pong", que se tornou o apelido mais conhecido do esporte até os dias de hoje.

Em 1921, os adeptos ao esporte decidiram fundar uma associação de ping-pong que registrasse as regras oficiais do esporte no País de Gales, porém foram impedidos, pois "ping-pong" já era uma marca registrada. Assim, estabeleceram a nomeclatura "tênis de mesa".

Após isso, as regras inglesas foram aceitas internacionalmente e o tênis de mesa foi elevado à condição de esporte olímpico em 1988.

O tênis de mesa é um dos esportes mais populares do mundo em número de jogadores. O tênis de mesa é conhecido como o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

球 (ping pang qiu) é o nome oficial na China e Taiwan.

卓球 (takkyu) é o nome oficial do esporte no Japão.


Ainda em pesquisa na net, existe informação de que o ténis de mesa (ou ping pong) surgiu na Inglaterra como uma diversão após o jantar no século XIX. Imitando o jogo de tenis num ambiente fechado, objetos do dia-a-dia eram usados como equipamento. Por exemplo uma fileira de poderia ser usada como rede, uma rolha de garafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.

A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando os nomes whiff whaff e ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques & Son Ltd registrou marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.

Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou a versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do ténis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921 uma Associação de Tênis de Mesa foi criada em 1921 e logo em seguida a Federação Internacional (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido.

O TENIS DE MESA NO BRASIL:

As pesquisas realizadas não devem ser tomadas como definitivas já que limitadas apenas Rio de Janeiro e São Paulo, onde foi possível até 1905। Os dados coletados na net, dão conta de que foram fornecidos pelo Sr. Lido Piccinini (SP), e comprovados por recortes de jornais e outros documentos existentes nos arquivos destes desportos, a quem apresentamos nossos agradecimentos. Destas buscas surgiu a conclusão sobre a controvérsia brasileira – ping-pong x tênis de mesa – como dois desportos diferentes.
O que houve realmente foi que os iniciantes da prática no Brasil eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo em São Paulo। O nome teria de ser ping-pong, pois a época era a da “epidemia” deste nome em Londres; as dimensões da mesa, os seus praticantes possuíam de memória e a contagem era a adotada na época, na Inglaterra, bem como o saque diretamente por cima da rede. O que aconteceu em seguida foi que o tênis de mesa brasileiro marchou sempre atrasado em relação ao mundial, por falta de contato até 1940.

Podemos fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de mesa, pois até então era praticado em casas particulares e em clubes. Naquele ano foi disputado o primeiro Campeonato por equipes em São Paulo, saindo vencedor o Vitória Ideal Clube. No ano seguinte venceu o Mackenzie, a ACM em 1914/1915, e o Atlético Ipiranga até 1922. O primeiro campeonato individual foi no ano do Centenário e o seu vencedor foi Júlio Alvizu, tendo sido disputado de acordo com as regras codificadas e publicadas por Leopoldo Santana.

Em 1926, surgia a Liga Paulista de Ping-Pong, sendo seu primeiro presidente Lido Piccinni e seu primeiro campeonato oficial vencido pelo Castelões Futebol Clube. Se o tênis de mesa entrou no Brasil pela porta de São Paulo, tudo indica que, inicialmente, teve sua marcha acelerada no Rio de Janeiro.

Embora não tivéssemos conseguido dados preciosos, apuramos que em 1924 já se praticava no Vasco da Gama o desporto da bolinha branca e sua equipe e sua equipe era constituída por Adão, Luzitano, Carnaval e Lopes e que a Liga Carioca de Ping-Pong deve Ter sido fundada antes da Paulista pois, em 1926, a filiação do Ubá Ping-Pong Clube foi negada por não possuir o mesmo recinto fechado para a prática do desporto।

Em 1929, um jogador alemão Máximo Cristal chegou a São Paulo empunhando uma raquete com pino e venceu os ases de São Paulo e o “Ourives e Afins Soc. Recreativa” campeão do ano retirou-se da Liga fundando a Associação Paulista de Ping-Pong cujo primeiro foi Miguel Munhoz. Até 1938 marchou o ping-pong com altos e baixos em São Paulo mais ou menos controlado pelas duas entidades até 1934 quando a liga se extinguiu.

No Rio de Janeiro sob a direção da Liga Carioca de Ping-Pong da qual faltam dados preciosos e, marchando mais à custa de iniciativas particulares, umas até de fundo comercial, pois na casa de jogos denominada Frontão faziam-se exibições pagas e um Sr. Faria possuía em 1932 um salão com quatro mesas alugadas por 500 réis a partida de 50 pontos. Por outro lado um grande idealista e competente desportista Joaquim Alves, à frente da seção do Clube Ginástico Português impulsionava o desporto, realizando jogos amistosos e disputas bem organizadas de Taças como a “Copa Lorenzo Nicolai”, de 1934, e a Taça “Ginástico Patriarca”, em 1932.

Embora tenha havido o intercâmbio Rio x São Paulo se fez anteriormente, a primeira informação segura obtida refere-se a 1932 e vale a pensa descrevê-la com os dados fornecidos por Luiz Brasil Freões pelo pitoresco de seus incidentes. Nos primeiros dias de junho de 1932, a Liga Carioca de Ping-Pong e o E. C. Antártica resolveram disputar em São Paulo uma série d jogos. A equipe da liga era constituída por Hélio, Horácio, Nelson, Pizoti e Pindoba e a do clube pelos três últimos, mais Colosso e Luiz, que chefiariam as duas delegações. Dificuldades financeiras ameaçavam a excursão, mas a insistência de Pindoba obrigou os demais a embarcarem quase desprovidos de numerário no dia 8 de junho de 1932.

Antes não o tivessem feito e por isso não perdoaram Pindoba (a quem atribuímos o título de primeiro “secura” do tênis de mesa brasileiro), pois que em Cruzeiro o trem ficaria duas horas, mesmo levando no último vagão o general Meira de Vasconcelos e seu estado Maior, designado comandante da Região Militar. Estouraria a Revolução Constitucionalista e, ao chegarem em São Paulo, em vez de desportistas a esperá-los, tiveram guarda de honra militar. E foi assim durante três meses. Tiveram que viver em São Paulo, amparados na medida do possível pelos desportistas da paulicéia, quer com alojamento nos salões dos clubes ou com presentes de mantimentos que tinham de ser preparados por eles próprios, quer com exibições de entradas pagas que quase nada rendiam, pois a época era de guerra. Contou Luiz que uma série interminável de padecimentos eles sofreram, até ameaças à integridade por parte de elementos mais exaltados, um dos quais, ao receber de Luiz a resposta de que era gaúcho e não carioca, respondeu: “é a mesma coisa, eu quero é acertar alguém”.

Em 7 de novembro de 1940, o Clube Atlético Fazenda Estadual inaugurava a primeira mesa de tênis no Brasil, e a antiga Associação de Ping-Pong transformava-se em julho de 1941 em Federação Paulista de Tênis de Mesa.

Em outubro deste ano, o C।A.F.E. vem ao Rio de Janeiro e disputa jogos pela nova regras com o Fluminense, Tijuca e Braz de Pina, levando Di Vicenzi a fundar em 10 de novembro a Federação Metropolitana de Tênis de Mesa na Sede do Tijuca Tênis Clube e apoiado pelos grandes clubes do Rio.

Em janeiro de 1942, os cariocas representados por De Vicenzi, A. Neves e G. Ferreira, além dos paulistas Bologna, F. Nunes e W. Silva, aprovam a tradução das regras e assinam convênios que levam à oficialização do Tênis de Mesa pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos). Em 1947, graças aos esforços de De Vicenzi, o Brasil participa do 3º Campeonato Sul-Americano e o internacional, tão indispensável para o nosso progresso, se intensifica com a idéia de Mário Jofre de participar dos mundiais – idéia que Dagoberto Midosi pôs em execução e que estes dois desportistas concretizaram com o auxílio de outros.

REGRAS DIFERENCIADAS DE PING PONG, TAL QUAL É PRATICADO A DÉCADAS NO BRASIL (extraído do site da Federação Gaúcha de Ping pong)

RAQUETES:* Não é permitido o uso de raquetes listradas (esceção algum risco de caneta), pintadas de branco outinta esmalte com brilho, giz, nem revestidas de borracha ou कुँल्कुएर ऑउत्रो material

UNIFORME:* É obrigatório o uso de uniforme। Em caso de equipes, no mínimo camisetas iguais।* A Equipe que se apresentar sem uniforme será desclassificada da etapa.* É obrigatório o uso de tênis ou equivalente, não ´sapato´.* O Capitão no caso de equipe ou dupla deverá estar identificado (faixa), e somente ele poderádirigir-se ao juiz no caso de alguma reclamação, somente quando o ponto não estiversendo disputado.

BOLINHA:* Cada equipe ou jogador em individual, deverá apresentar no início do jogo, 1 (uma)bolinha em condições de jogo। Serão permitidas somente bolinhas brancas sem emendae que não sejam de fibra de vidro tipo KROLON. Preferências para marcas como:Double Circle, Nitaku ou outra bolinha aprovada pela FGPP.* A equipe que não apresentar bolinha perde uma volta, exemplo: em caso de trio sai o jogoem 3 a 0 para a equipe que apresentou a bolinha.* Se a bolinha rachar durante a disputa do ponto, impossibilitando a disputa do mesmo,o ponto deverá ser repetido.

MESA:* As dimensões da mesa de pingue-pongue são:Comprimento: 3,00m (três metros);Largura: 1,50m (Um metro e meio);Altura: 0,90m (noventa centimetros).
A mesa deve ser pintada com verde fosco (sem brilho), com bordas laterais pintadas na corbranca (sem brilho) com 1,5cm de largura e duas linhas pintadas de branco em तोडा a aextensão da mesa, com 1,0cm de largura no mínimo, demअ rcअ ndo o terço centrअ l।

ÁREA DE SAQUE:No terço centra a 30cm da exremidade da mesa (fundo) deverá ser pintada uma listra de nomínimo 1,0cm de largura na cor branca (sem brilho), que delimitará a área de saque।Se a bolinha ultrapassar esta área, tanto no saque quanto na resposta, será considerado bola fora.Em cima da linha dos 30cm é bola dentro, nas linhas do terço central fica a critério do juiza repetição ou não do saque ou da resposta.

REDE:As dimensões da rede colocada são:Comprimento: 1,80m (um metro e oitenta centímetros), podendo ter no mínimo 1,70m (um metroe setenta centímetros de largura);Altura: 0,18m (dezoito centímetros), devendo ter no mínimo 0,15 (quinze centímetros) de algura।Junto ao suporte no limite da rede, deverá ter uma antena de no mínimo 30cm além da altura da rede.

SAQUE E RESPOSTA
SAQUE:* O saque deverá ser dado no terço central da mesa, dentro da área de saque।* Se a bolinha ultrapasar esta área no saque será considerado fora. Em cima da linha dos 30cm é dentro, nas linhas do terço central fica a critério do juiz arepetição ou não do saque.* O saque será revertido quando por duas (2) vezes consecutivas for arremessadofora do terço central da mesa ou da área de saque.* O saque que pegar na rede e passar será considerado errado.* Quando o jogador SACAR na rede e não passar para o outro lado da mesaeste perde o ponto.* O saque será considerado com "efeito" ou "forçado" quando:- a bolinha picar dentro da área de saque e sair de formalateral devido ao efeito dado.- for aplicada relativa força, mesmo que este vá em linha retadentro da área de saque.* Não pode a raquete ultrapassar a altura da mesa, e a bolinha uma alturamáxima de 60cm da mesa, ficando a critério do juiz a análise do mesmo.

RESPOSTA:* A resposta deverá ser dada no terço central da mesa, dentro da área de saque।* Se a bolinha ultrapassar esta área na resposta será considerado fora. Em cima dalinha dos 30cm é dentro, nas linhas do terço central fica a critério do juiz a repetição ou não da resposta.* Quando por duas (2) vezes consecutivas a bolinha for arremessada fora do terçocentral da mesa, da área de resposta ou a jogada for considerada forçada,o ponto estará perdido.* A resposta que pegar na rede, passar e picar dentro da área será válidae o jogo deve continuar.* Quando a resposta que pegar na rede, passar e picar dentro da área e não fordefendida pelo adversário, este perde o ponto.* A resposta será considerada com "efeito" ou "forçada" quando:- a bolinha pegar dentro da área e sair de forma lateraldevido ao efeito dado.- o juiz observar que a resposta está sendo dada "cortada" oucom relativa força, mesmo que esta vá em linha reta dentro da área.

DAS PARTIDAS:
* A equipe, Trio ou Quinteto, poderá disputar a partida com 1 (um) jogador a menos, sendo quequando o último atleta perder o seu ponto serão computados 2 (dois) pontos a cada giro na contagem। O atleta que estiver faltando só poderá entrar na partida no intervalo do game.* No inínio da partida serão disputados (2) dois pontos a fim de escolher saque e lado respectivamente.Estes pontos não serão computados na contagem.* Ao final de cada game as equipes trocarão de lado na mesa. O saque não muda de lado no decorrerda partida, ou seja, será alternado entre as equipes a cada vez que elas mudarem de lado.* O atleta que disputar os 2 (dois) pontos, saque e lado, deverá começar a partida.* As substituições dos jogadores, somente poderão ser feitas no início de cada game. O jogadorsubstituído não poderá mais retornar na partida.* Quando da mudança na ordem de entrada dos atletas nos intervalos de game, o juiz e o mesáriodevem ser comunicados.* Quando duas equipes da mesma agremiação, no sorteio, caírem na mesma chave, estas deverãojogar a primeira partida da chave.* Quando a comissão organizadora da etapa entender que uma equipe está facilitando a partidapara outra, prejudicando uma terceira ou favorecendo o adversário, a equipe serádesclassificada da etapa.* Qualquer reclamação durante o jogo deverá ser veita por intermédio do respectivo capitão(duplas, trios e quintetos), sem o que não será considerada. A reclamação deverá ser feitaao juiz e não ao mesário.* Se a mesa cair sem que seja intencional, repete=se o ponto.* A equipe inscrita que não estiver presente no início de sua partida, com 15 minutos de tolerância,perderá a partida por Wo, ou seja, 2 (dois) games a 0 (zero) e pontos, exemplo trio que são partidasem no máximo 3 games de 25 será: 75 (setenta e cinco) à 0(zero).* A partida disputada em 2 games (no caso trio), será considerada vitória de 3 games à 0(zero), e ospontos (75 x soma de pontos do adversário). Este critério é para posterior desempate na classificação.* O intervalo entre o fim de uma partida e o reinício da próxima deverá ser de no máximo 15 minutos.* O reinício de game em no máximo 5 minutos.* As dúvidas ou indisciplina verificadas durante o jogo, serão esclarecidas pelo juiz da partida.Caso uma equipe se sentir prejudicada, deverá fazer constar em súmula, para julgamento da comissãodisciplinar e/ou organizadora imediatamente após o término da partida.* Durante a disputa dos jogos, os atletas dever]ao observar rigorosa disciplina, sendo proibido praticar atos que menosprezem o adversário, assim como também não falar ou fumar na mesa durante adisputa do ponto.

DISCIPLINA:
* Gestos obscenos: A equipe perde 1 ponto।* Palavras obscenas: A equipe perde 1 ponto.* Ofensas ao adversário: (palavras, atirar a bolinha ou raquete no adversário). A equipe perde 1 ponto.* Jogar a raquete no chão, de forma agressiva: A equipe perde 1 ponto.* No caso de perda de ponto o próximo jogador perde a vez.* Em qualquer um dos casos, na 4º vez em uma partida, a equipe será desclassificada da etapa.

1।BATER NA MESA: (Propositalmente na vibração ou protesto de ponto)1-O atleta ou torcedor não poderá bater na mesa no decorrer da partida.2-A equipe será advertida uma vez.3-Em caso de reincidência durante a partida a equipe infratora sofrerá penalização, no caso de trios, de 3 pontos que serão revertidos parao adversário.4-Caso a equipe infratora tenha a posse do saque, o mesmo também serárevertido, permanecendo o mesmo atleta na mesa.

2।TEMPO ENTRE A COMEMORAÇÃO DO PONTO E NOVO SAQUE:1-Tempo de 15 segundos.2-Caso o atleta que tenha a posse do saque, não retorne a mesa no tempo estimado,a equipe sofrerá penalização de 3 pontos, no caso de trios, que serão revertidospara o adversário, assim como o saque, permanecendo o mesmo atleta na mesa.3-Caso o atleta que deverá dar a resposta náo vir para a mesa no tempo estimado, aequipe sofrerá penalização de 3 pontos, no caso de trios, que seráo revertidospara o adversário, assim como o saque, permanecendo o mesmo atleta na mesa.4-Este tempo somente poderá ser excedido com autorização pr[evia do juiz, quandofor solicitado pelas equipes, caso contrário vale regra 2.5-Não será permitido que o jogo pare por mais de 1 minuto a contar do encerramentodo ponto, salvo: por necessidades de um atleta ou por lesão, caso contrário valeregra 2.6-Para amarrar o cadarço do tênis, não poderá exceder a 30 segundos, caso contrariovale regra 2.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:
POR ETAPA:1-Vitória2-Games vencido3-Pontos feitos por partida.
GERAL:1-Soma de pontos do campeonato2-Etapas vencidas em caso de empate em pontos3-Mais classificações em segundo lugar, e assim por diante em caso de empateem pontos e etapas vencidas।

SERÁ PERMITIDO AOS JOGADORES:
1-Apoiarem-se com a mão na mesa durante a disputa do ponto.2-Tocarem com a raquete na bola quando a mesma for fora da mesa.

O PONTO SERÁ CONSIDERADO PERDIDO QUANDO:
1-Durante o jogo a bola bater em qualquer obstáculo, como suporte da rede, antena, lâmpada, etc.2-A bolinha passar por fora da extensão da rede, mesmo que a bolinha atinja a altura da rede.3-A blinha picar na mesa do adversário e voltar sem que o mesmo a tenha tocado, esteperde o ponto.4-O jogador bater ou passar com a raquete sobre a rede ao bater ou atirar a bola.5-O jogador deixar a bola bater na mão durante a disputa do ponto.6-Sem autorização do juiz, o jogador segurar a bola.7-Após a ordem de saque do juiz, passando-se 5 (cinco) segundos, o jogador não sacarimediatamente.8-Por duas (2) vezes consecutivas a bolinha for arremessada fora do terço central da mesa,da área de resposta ou considerada forçada.9-A resposta que pegar na rede, passar e cair dentro da área e não for defendida peloadversário, este perde o ponto.10-O jogador SACAR na rede e não passar a bolinha para o outro lado ou fora da mesa.11-O Atleta que está na mesa ou os outros membros da equipe que estiverem jogando,falarem ou vibrarem durante a definição do ponto e a bolinha pegar na sua mesaperde o ponto, se cair fora da mesa ganha o ponto mesmo tendo vibrado ou falado.12-O atleta deslocar a mesa intencionalmente por mais de 10cm.13-Se a bolinha pegar na lateral da mesa.14-O atleta ou equipe incorrerem em atos de indisciplina no decorrer d disputa.

LOCAIS PARA JOGOS (SEDES)
* Os locais para jogos oficiais devem ter, no mínimo, o espaço de 10m X 6m, livres para as mesas e equipes. O piso não deverá ser polido ou encereado, sendo também obrigatória uma boa iluminação

A expectativa é a leitura atenta desses esclarecimentos, para que não haja mais dúvidas quanto as diretrizes e os rumos diferentes que seguem uma modalidade e outra.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seu esporte não é oficial. Pingue pongue é apenas qualquer versão não oficial do tênis de mesa, não reconhecida por uma federação nacional e quiçá internacional. Enquanto isso, o large ball e o hardbat seguem mais firme que o ping pong brasileiro.

fjurandyr disse...

Amigo, tudo bem, respeito a sua opinião e concordo totalmente com ela, tenho certeza absoluta de que o ping pong não é oficial e muito menos reconhecido como tal.
Só que não estamos preocupados nesse reconhecimento. É apenas uma questão de valores diferentes. O que focamos, na verdade, é apenas angarirar novos participantes e divulgar essa modalidade diferente que, hoje já conta com mais de 500 jogadores que OPTÃO, por jogar com raquete de madeira, apenas isso.

Luis Candido disse...

Olha meu amigo Jurandyr o que este cara tem que falar que ele não tem nem coragem de colocar o nome dele, isto muitos estão só no anonimato para mim este cara deve praticar o que afinal !!!

Seu......

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre as bolinhas que usam no Pingue Pongue... Bola tipo Nittaku Sem emenda ? Nao existe isto ! Todas as bolinhas da Nittaku tem emenda, inclusive as novas ( PVC )